Friday, April 25, 2008

Claro que lembro, amor!

Saímos para almoçar juntos

hoje

Domingo

porque no dizer da Sandra

- Há tanto tempo que não tiramos um dia para nós!

Há alguns anos, talvez…

casados há treze

faz hoje

Domingo

e por isso

mais do que

- Há tanto tempo que não tiramos um dia para nós!

saímos para almoçar juntos.

A Sandra dá importância a datas. E apesar do nosso casamento uma “miséria conjugal”, ainda a dar trabalho, como um doente acamado que nem se levanta nem morre, não há coragem nem permissão para desligar a máquina.

Descemos a Alameda, passámos pelos velhos da sueca, que almoçam cedo e já lá estavam, como pombos ao sol, ainda pouco passava da uma. Um pai a passear uma pequenita, tagarela, com o ar enfadado dos pais de fim-de-semana, contrafeito por não poder estar com a namorada nova, que se calhar não assim tão nova, mas que para aturar os filhos dos outros

- “Não, muito obrigada!”

e por isso, em casa a

- Acabar umas coisas que tenho para fazer.

de modo que, depois do almoço, lá terá de suportar a pequena, tagarela, que lhe faz lembrar a ex em cada gesto, e que pelos vistos

- Gosta imenso de ti!

nas palavras dele.

Almirante Reis abaixo

(a mais feia avenida da cidade)

rumo à Portugália

(o mais deprimente restaurante da cidade)

que eu encaro como uma puta velha; distinta em seus tempos de juventude, e que por um não sei que raio continua a ser frequentada por quem só a conheceu já velha e decadente.

Sentámo-nos um de frente ao outro, e o pouco que eu tinha para dizer disse-o

- Nunca percebi o fenómeno deste restaurante!

e calei-me.

A Sandra sorriu, e não sendo assunto que tivesse relevo prolongar, pegou na ementa, declarando, antes mesmo de a abrir

- Vou querer um bife à Portugália. Há muito tempo não como e já estou com saudades.

abrindo, porém, a ementa, como uma revista, só para ver se alguma novidade. Sabia o que queria, mas não resistia à tentação de encontrar algo melhor, ou apenas curiosidade de mulher. Como na loja, onde entra com os trocos contados para umas calças, mas dá a volta a tudo, experimentando coisas que jamais poderá comprar.

Comemos calados, um bife de…

merda, era aquilo que me apetecia dizer

calados diante um do outro. Afinal, coisas como

- Então, está bom?

e

- Queres mais uma?

referindo cerveja com um apontar de olhos para o copo vazio

não se pode considerar conversa.

Ao fim da segunda imperial a Sandra começou a soltar-se. Eu ainda precisava de um pouco mais. Tenho bebido imenso

para esquecer, diria o povo

ou os malucos

do riso

(que no fundo é uma e a mesma coisa).

Tenho bebido imenso, dizia

embora o efeito desejado nunca seja duradouro

por isso

- É mais uma, se faz favor.

ao todo cinco, mais o uísque com o café, a ver se algum assunto de conversa, que até ali, apenas a Sandra, a revolver o baú bafiento da nossa história em comum com

- Lembras-te daquela vez em que…

e eu que me não queria lembrar de nada além do caminho do trabalho para casa, a ter de me lembrar do primeiro beijo, em casa dos pais dela, onde eu

- Estavas tão nervoso…

devia ter aproveitado

- …que até te querias ir embora antes de o meu pai chegar!

para dar à sola enquanto era tempo, mas

a Sandra a garantir que a irmã também iria jantar

- Parece que terminou com o namorado e vai voltar para casa.

fiquei

à espera

na esperança

até hoje

que a Bruna

a viver em Inglaterra há doze anos

viesse jantar connosco e olhasse para mim.

- Há treze anos, Martim! Como o tempo passa a correr!

e eu a fazer um gesto ao empregado

mais um uísque, que a conversa ia ser longa e indigesta, pois o tempo não passa à mesma velocidade para todos

(deve ser isto que a relatividade explica)

enquanto a Sandra a desencantar retratos baços, roupas traçadas, objectos deformados

- Lembras-te…?

- Lembras-te…?

- Lembras-te…?

E eu a lutar contra a memória; eu a não querer lembrar-me de nada além do caminho do trabalho para casa

mas a Sandra

como uma inquisidora

um Torquemada do Santo Ofício

- Lembras-te…?

a obrigar-me, sob tortura, a confessar

- Lembras-te…?

até eu jurar que sim

que

- Lembro…

claro que

- … lembro, amor!

eu que

um gesto ao empregado

mais um uísque

a beber para esquecer, como diriam os malucos do povo

ou do riso

uma e a mesma coisa.

Mais um uísque

um Moscatel para a Sandra

porque nesse dia ia haver...

Enfim, não será preciso dizer!

Festa é festa e um dia não são dias, e trezes anos

Diabo os levem

são treze anos. Especialmente para quem não é de superstições.

Subimos a Alameda

mãos dadas

cheia de velhos e suecas

mais velhos que suecas

que para quatro velhos uma sueca chega e sobra.

O pai e a menina já lá não estavam. A almoçar…

é capaz que a almoçar, já, em casa da namorada nova

se calhar não assim tão nova

a qual, calhando, já acabou

- … umas coisas que tenho para fazer.

de modo que, depois do almoço, lá terá de suportar a pequena, tagarela, que lhe faz lembrar a ex em cada gesto, e que pelos vistos

- Gosta imenso de ti!

nas palavras dele.

O parque infantil cheio de crianças felizes, enquanto os pais, do lado de fora, se fingem radiantes, porque o melhor do mundo, como disse o poeta, são as crianças. Que ao poeta era fácil dizê-lo, pois quem nunca teve filhos pode escrever os poemas como bem lhe der na gana.

Subimos a Alameda

mãos dadas

e descemos à cave direita, onde

- Ah, que saudades, Martim!

houve o que tinha de haver

(enfim…)

porque festa é festa e um dia não são dias, e trezes anos

Diabo os levem

são treze anos.

1 comment:

Carlos Garcia said...

"para quatro velhos uma sueca chega e sobra"
LOL
Vou imprimir isso numa shirt
para quando subir a alameda